Rio Guaíba Ultrapassa 5m e Moradores Deixam Suas Casas

O Rio Guaíba já foi um dos destaques da bela cidade de Porto Alegre, com suas águas tranquilas e paisagens encantadoras, o Guaíba oferecia um cenário perfeito para um passeio relaxante ou até mesmo para a prática de esportes aquáticos. Seja admirando o pôr do sol sobre suas margens ou explorando suas ilhas, o Rio Guaíba sempre foi considerado um verdadeiro tesouro da capital gaúcha.

Aprenda com Thiago Hora, faça Dinheiro em 1 mês de Casa.

Cenário do Rio Guaíba Atualmente

Fonte: (FOLHAPRESS)- Publicou que o nível do rio Guaíba em Porto Alegre- RS, subiu 0,42 m em 24 horas e atingiu 5,20 m às 07h15 desta terça-feira (14). O nível do lago estava em 4,78 metros às 7h30 da segunda-feira (13).

A cidade de Porto Alegre viu nesta segunda uma corrida contra o tempo para erguer barreiras contra a água e resgatar moradores que ainda estão em áreas de risco. Justo no dia mais frio deste ano no Estado de RS, conta com mais de 14 mil pessoas em abrigos na Capital do RS. Os termômetros alcançaram 11ºC nesta madrugada e pela manhã desta terça. Em meio à toda esta tragédia, a única trégua é o tempo, que está firme até o momento.

📲 Acesse o canal da BethCat no WhatsApp

Relato de uma Vizinha Solidaria

Conta a empresária Simone de Lorena, que ajudava vizinhos a sair de casa no Lami, “Está frio demais, tu sem nada nos pés porque tu está aqui, é ser humano, né, gente? Corre atrás e luta porque, se a gente não fizer alguma coisa… Não tem o que fazer, vamos embora, é o povo ajudando o povo. Então, vamos correr atrás.”

Fonte: G1

Rio Guaíba sobe 0,5 metro e e desabriga mais pessoas no 1ª dia de frio no Estado

 Foto: RBS TV/Reprodução

Aprenda com Thiago Hora, faça Dinheiro em 1 mês de Casa.

Gráfico do Nível do Rio Guaíba RS 

São 16 dias de medo e desespero com o nível do rio crescendo a cada dia

Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

 

O Rio Guaíba tem uma história de cheia que ocorreu em 1941, que chegou a 4,76 metros, que foi um marco na história, agora as enchentes superaram batendo mais de 5 metros. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Durante a tarde do dia 13/05/2024, o nível do lago já ultrapassava 5 metros e segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este nível tem grandes chances de aumentar na data de 14/05/2024.

Barreiras (Barricada)

Prefeitura de Porto Alegre do RS teve a ideia de construir uma barreira improvisada em frente à Usina do Gasômetro, com intuito de impedir o avanço das águas do rio Guaíba. fizeram as barreiras de 1,80 metro de comprimento com sacos de areias. As estruturas estão localizadas na Avenida Presidente João Goulart e na Rua General Salustiano, no Centro da Capital.

Nivel do Rio Guaíba continua subindo e o alerta em Porto Alegre aumenta.
 Foto: Mateus Trindade/RBS TV
Aprenda com Thiago Hora, faça Dinheiro em 1 mês de Casa.

Situação dos Rios Que Pode Piorar a Situação.

Entenda como a situação pode piorar, o governo do RS explica, com o aumento do volume de chuva que atingiu o RS neste últimos dias, os rios Taquari e o rio Caí, também aumentarão rapidamente e esta propenso a atingindo a cota de inundação. Em sequencia, as águas vão chegar ao Jacuí e ao Guaíba, aumentando mais ainda o nível da enchente no RS. Analise a imagem abaixo.

Foto: Reprodução

Entenda como os Rios se Encontram

  1. Situação dos Rios Caí e Taquari: Na última segunda-feira, os rios Caí e Taquari, no estado do Rio Grande do Sul, enfrentaram níveis críticos de inundação. O Rio Caí atingiu 6,49 metros em Feliz e impressionantes 15,44 metros em São Sebastião do Caí, ultrapassando a cota de inundação. Já o Rio Taquari registrou 27,16 metros em Estrela (também acima da cota de inundação) e 15,58 metros em Muçum, que está acima da cota de atenção.
  2. Elevação nos Rios da Região Metropolitana: Além disso, os rios da Região Metropolitana continuam a subir à medida que as águas fluem em direção ao Guaíba. O Rio Sinos alcançou 6,07 metros em São Leopoldo, enquanto o Gravataí chegou a 5,86 metros na cidade homônima. Ambos os rios ultrapassaram a cota de inundação, aumentando a preocupação com as áreas ribeirinhas.
  3. Lagoa dos Patos e Regiões Costeiras: A Lagoa dos Patos, uma das maiores lagunas do mundo, também está com níveis elevados. O governo alerta que há tendência de retomada da elevação nos pontos monitorados das regiões costeiras ao longo da semana. Essa situação requer atenção especial, pois pode afetar comunidades próximas à lagoa.
  4. Canal São Gonçalo em Pelotas: Na Região Sul, o canal São Gonçalo, localizado em Pelotas, atingiu a marca de 2,88 metros no domingo. Esse nível é o mesmo registrado durante a enchente de 1941, indicando uma situação crítica. As autoridades estão monitorando de perto esses eventos climáticos para garantir a segurança da população e tomar medidas preventivas. Fonte: G1
Aprenda com Thiago Hora, faça Dinheiro em 1 mês de Casa.

Resumo da Tragédia até o Momento.

A tragédia no Rio Grande do Sul, causada pelos temporais desde o final de abril, resultou em 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos. Atualmente, 615,6 mil pessoas estão fora de casa, sendo 77,4 mil em abrigos e 538,2 mil desalojadas, buscando refúgio com amigos e parentes. A situação é crítica e requer ação imediata das autoridades e apoio à população afetada. Fonte: G1

 

Eliza Martins
Eliza Martins

A autora é formada e Especializada/ 2012, em Administração, Marketing e Gestão de Pessoas. Gestora por 7 anos no seguimento. Publisher (Copywriting) e Expert em SEO para Marketing dês de 2019. Os Artigos da Bethcat, são fundamentados com orientações de veterinários especializados em felinos, que cuidam dos 5 filhos miau da autora.

Artigos: 58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *